Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A comemoração do Halloween na Biblioteca da escola


No decorrer do período de tempo compreendido entre 28 de outubro a 3 de novembro de 2016, a Biblioteca da escola, permaneceu decorada com motivos alusivos à comemoração do Halloween. 


As Jornadas pedagógicas TEIP


No dia 26 de outubro de 2016, decorreu na Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres, a iniciativa “Jornadas pedagógicas TEIP”. A dinâmica de trabalho das jornadas recorreu às modalidades de “Oficina”, “Workshop” e “Comunicação parcelar”, distribuídas por diversas salas, as quais foram dinamizadas, quer por convidados, quer por diferentes responsáveis pela dinamização de ações educativas / projetos implementados na escola / agrupamento, no âmbito do Projeto TEIP. As referidas sessões de trabalho foram assistidas por docentes da escola / agrupamento, que se inscreveram nas mesmas. Cada uma das sessões de trabalho, decorreu no período de tempo de 50 minutos (30 minutos para exposição e 20 minutos para debate). No âmbito das Jornadas pedagógicas TEIP, foram apresentados ao conjunto de participantes nas Jornadas pedagógicas, painéis relativos a diferentes ações integradas no Projeto TEIP. As referidas ações, são as seguintes: Projeto de Educação para a Saúde; Oficina de Cidadania; Projeto A Ler Mais; Roteiros de Escrita; Ação Tutorial e Relação Escola Família; Coadjuvação; Sala Aprender Mais; Intervenção Psicoeducacional no Território Educativo e Projeto Orkestra.



Ciência na Biblioteca


No decorrer do período de tempo compreendido entre 17 e 21 de outubro de 2016, concretizou-se no espaço da Biblioteca da escola, a atividade intitulada “Os cereais na alimentação humana”. Tal atividade foi organizada pela equipa da Biblioteca da escola, em concordância com os docentes do Departamento de Ciências Exatas e Físicas e do Projeto de Educação para a Saúde, no intuito de serem alcançados os objetivos em seguida mencionados: compreender a importância dos cereais na alimentação humana; caracterizar o processo histórico que condicionou o surgimento da agricultura e da pecuária no mundo; mencionar as características fundamentais do trigo, do arroz e do milho, sabendo interpretar dados estatísticos atuais relativos à sua produção nos mais populosos países do mundo, e em Portugal; descrever o processo de fabrico do pão; justificar a importância da utilização das leguminosas na alimentação; saber valorizar a alimentação saudável.


Livros para descobrir na Biblioteca da escola

No decorrer do período de tempo compreendido entre 10 e 14 de outubro de 2016, concretizou-se, no espaço da Biblioteca da escola, a ação educativa intitulada “Livros para descobrir na Biblioteca da escola”. Tal ação educativa integrou-se na iniciativa levada a efeito pela Rede de Bibliotecas Escolares, no sentido da comemoração do mês internacional das Bibliotecas Escolares. A ação educativa foi organizada pelos elementos da equipa da Biblioteca da escola, em concordância com as docentes da disciplina de Língua Portuguesa (2º ciclo do Ensino básico), na intenção de ser favorecido, por parte dos alunos das turmas do 5º ano de escolaridade, o conhecimento da Biblioteca da escola, enquanto espaço e serviço de educação e de cultura, bem como a compreensão do livro e da leitura enquanto elementos essenciais à sua formação pessoal, escolar e social.