Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

segunda-feira, 30 de maio de 2016



Jogos Romanos de Tabuleiro

Esta atividade teve a preciosa colaboração da Biblioteca escolar e envolveu os vários docentes da secção de matemática que procederam à divulgação da atividade nas suas turmas. A final a nível de escola decorreu no 11 de abril, na Biblioteca Escolar, tendo sido selecionados 8 alunos que representaram a escola, numa prova a nível internacional, no dia 27 de maio, em Braga. Nesta final a nível internacional, a nossa escola destacou-se com excelente prestação de todos os alunos que se aguentaram em jogo até fases adiantadas nas eliminatórias. Em termos individuais, destacou-se o aluno Samuel Barroso, nº22 do 8ºB, tendo obtido o 3ºlugar no jogo do Moinho /3ºciclo.




Olimpíadas de Física e Química

No dia 24 de maio de 2016, pelas 10.15 horas, decorreu no espaço da Biblioteca da escola, a cerimónia de entrega dos prémios relativos à atividade Olimpíadas de Física e Química, de iniciativa dos docentes do Departamento de Ciências Exatas e Físicas, secção de Ciências Físico-químicas. Com efeito, no decorrer da cerimónia, foram entregues prémios aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade que mais se destacaram no desenvolvimento das Olimpíadas de Física e Químicas. A cerimónia foi organizada pelos docentes da secção de Ciências Físico-químicas.

 


terça-feira, 17 de maio de 2016


Ação educativa "Ler e comunicar com a Biblioteca da escola"

Os alunos da turma 7ºE continuaram a elaborar artigos de jornal relativos à História da Europa. Publicamos, em seguida, um artigo relacionado com a formação do reino de Portugal


                                                 A formação do reino de Portugal

Nos finais do século XI, vários cavaleiros franceses, de entre eles, D. Henrique, vieram apoiar os reinos cristãos ibéricos na luta contra os muçulmanos. Na corte do rei D. Afonso VI, D. Henrique e D. Teresa conheceram-se, e decidiram casar. Para promover a Reconquista, D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, concedeu a D. Henrique e D. Teresa o governo do Condado Portucalense. D. Henrique e D. Teresa tiveram um filho único: D. Afonso Henriques. Este, quando alcançou a maioridade, assumiu o governo do Condado, tendo alcançado, com o tempo, a independência do Condado Portucalense, tornando-se o primeiro rei de Portugal. Os monarcas que se sucederam a D. Afonso I, prosseguiram o seu esforço de reconquista de terras aos muçulmanos, alargando o território nacional até ao Algarve. 
A imagem apresentada, refere-se ao castelo de Guimarães.



Ação educativa “Saber mais acerca de Saúde com a Biblioteca da escola”

No período de tempo compreendido entre 4 e 12 de maio de 2016, decorreu no espaço da Biblioteca da escola, a atividade educativa intitulada “O enamoramento e o amor”, integrada na acção educativa intitulada “Saber mais acerca de Saúde com a Biblioteca da escola”. Assim, participaram no desenvolvimento da atividade os elementos das turmas 8ºA (20 alunos), 8ºB (26 alunos), 8ºC (22 alunos), 8ºD (20 alunos), 8ºE (26 alunos) e 8ºF (26 alunos), no total de 140 alunos, tendo os alunos das diversas turmas participantes sido acompanhados à Biblioteca da escola, no horário de ADT, pelos seus Diretores de turma.



terça-feira, 3 de maio de 2016



“600 anos da conquista de Ceuta. Encontro de culturas”

Durante o período de tempo compreendido entre 18 e 29 de abril de 2016, decorreu na Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres, a atividade intitulada “600 anos da conquista de Ceuta. Encontro de culturas”. A referida atividade, organizada pela secção de História do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e pelos elementos da equipa da Biblioteca da escola, integrou assim a organização de uma exposição de cartazes e de trabalhos elaborados pelos alunos da turma 8ºC, relativos ao empreendimento da expansão marítima portuguesa, no decorrer dos séculos XV e XVI, bem como à realidade do encontro de culturas entre Portugal e as populações dos continentes africano, americano e asiático que estabeleceram laços de relacionamento económico e cultural com os portugueses, no contexto da formação do império colonial português. De igual modo, no âmbito da exposição organizada na escola, foi apresentada uma maqueta da cidade de Ceuta no século XV. De acrescentar que, no decorrer do período de tempo compreendido entre 18 e 29 de abril de 2016, concretizou-se no espaço da Biblioteca da escola, uma atividade dirigida aos alunos das turmas dos 5º e 8º anos de escolaridade, relacionada com a conquista de Ceuta e a vida e obra do Infante D. Henrique.