Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

terça-feira, 17 de maio de 2016


Ação educativa "Ler e comunicar com a Biblioteca da escola"

Os alunos da turma 7ºE continuaram a elaborar artigos de jornal relativos à História da Europa. Publicamos, em seguida, um artigo relacionado com a formação do reino de Portugal


                                                 A formação do reino de Portugal

Nos finais do século XI, vários cavaleiros franceses, de entre eles, D. Henrique, vieram apoiar os reinos cristãos ibéricos na luta contra os muçulmanos. Na corte do rei D. Afonso VI, D. Henrique e D. Teresa conheceram-se, e decidiram casar. Para promover a Reconquista, D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, concedeu a D. Henrique e D. Teresa o governo do Condado Portucalense. D. Henrique e D. Teresa tiveram um filho único: D. Afonso Henriques. Este, quando alcançou a maioridade, assumiu o governo do Condado, tendo alcançado, com o tempo, a independência do Condado Portucalense, tornando-se o primeiro rei de Portugal. Os monarcas que se sucederam a D. Afonso I, prosseguiram o seu esforço de reconquista de terras aos muçulmanos, alargando o território nacional até ao Algarve. 
A imagem apresentada, refere-se ao castelo de Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário