Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

segunda-feira, 7 de julho de 2014


Ação educativa “Semana Concelhia da Leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”

No dia 2 de junho de 2014, pelas 19.30 horas, teve lugar, no pátio central da escola, a cerimónia de entrega de prémios, aos alunos galardoados no concurso de trabalhos de pesquisa acerca da autores fundamentais da Literatura portuguesa. De igual modo, foram entregues prémios aos alunos que se distinguiram pela qualidade dos seus trabalhos e da sua participação na Semana Francófona, com trabalhos subordinados ao tema “Si je te dis France, à quoi tu penses?” e no concurso literário para o 5º ano de escolaridade. Os alunos galardoados no concurso de trabalhos de pesquisa sobre autores da Literatura portuguesa, foram os seguintes: Tânia Rocha e Sofia Ferreira, da turma 7ºD, com um trabalho relativo à vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1º lugar), Igor Soares, da turma 6ºE, com um trabalho relativo à vida e obra de Miguel Torga (2º lugar), e Tânia Rocha, da turma 7ºD, com um trabalho relativo à via e obra de Miguel Torga (3º lugar). Os alunos galardoados no contexto da Semana Francófona, foram os seguintes: Joana Rodrigues e Mariana Silva da turma 8ºB (1º lugar), Daniel Santos, da turma 9ºC (2º lugar) e João Sousa, da turma 8ºB (3º lugar). Os alunos galardoados no Concurso literário para o 5º ano de escolaridade, foram os seguintes: Geraldo Magalhães, da turma 5ºA e Diana Vilhena da turma 5ºE.
De modo a enquadrar, num ambiente de festa e cultura a entrega dos referidos prémios, foi proposta ao público presente, um percurso imaginário através da Literatura e da Dança, pela História da Cultura do nosso país, de modo a serem reconhecidas as características fundamentais da Idade Média, da Idade Moderna e do início da Época Contemporânea. Assim, foram declamados os poemas de D. Dinis (Ai flores do verde pinho), de Luís de Camões (Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades) e de Álvaro de Campos (Cartas de amor), respetivamente pelos alunos Mariana Ferreira e Igor Soares da turma 6ºE, Érica Rodrigues da turma 7ºA e Catarina Direito da turma 6ºA. Por sua vez, os alunos do Clube de dança, apresentaram as danças “Saltarello”, do século XIV, “Minueto”, do século XVII e “Charleston” da década de 20 do século XX.