Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

terça-feira, 27 de maio de 2014


Jogos Romanos de Tabuleiro

No dia 23 de maio de 2014, pelas 9.00 horas, teve lugar, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, o V Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro. No referido torneio, participaram os seguintes alunos: 2º ciclo do Ensino Básico - Gonçalo Marques, nº18, da turma 6ºG (jogo SEEGA), Diogo Azevedo, nº16 da turma 6ºG (jogo do Soldado), Samuel Barroso, nº27 da turma 6ºG (jogo do Moinho); 3º ciclo do Ensino Básico  - Ricardo Coelho, nº17 da turma 8ºE (jogo do Soldado), e Jorge Martins, nº8 da turma 7ºD (jogo do Moinho). De entre os referidos alunos, foram galardoados os alunos em seguida mencionados. 2º ciclo do Ensino Básico. Jogo SEEGA: Gonçalo Marques, nº18, da turma 6ºG (3º lugar); Jogo do Moinho: Samuel Barroso, nº27, da turma 6ºG (1º lugar). 3º ciclo do Ensino Básico. Jogo do Soldado: Ricardo Coelho, nº17 da turma 8ºE (2º lugar). Os mencionados alunos foram acompanhados pelos professores Manuel Augusto e Sandra Silva.

 




quarta-feira, 7 de maio de 2014


 Ação educativa “Aprender com a Biblioteca Escolar – para saber mais acerca de Saúde”

No decorrer dos meses de abril e maio de 2014, teve lugar no espaço da Biblioteca da Escola, a apresentação e a divulgação da obra “Manual de Nutrição Infantil”, da autoria de Ana Rito, Ana Lúcia Silva e João Breda. A referida obra foi escolhida pelos responsáveis pela dinamização da ação educativa “Aprender com a Biblioteca Escolar – para saber mais acerca de Saúde”, na intenção de favorecer a divulgação de atividades relativas aos princípios gerais de alimentação, aplicáveis a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.




Ação educativa: “Projeto SOBE – Saúde Oral e Bibliotecas Escolares”

Durante os meses de março, abril e maio de 2014, os responsáveis pela dinamização da acção educativa relativa à aplicação do Projeto SOBE – Saúde Oral e Bibliotecas Escolares ao Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres, e intitulado “À Descoberta do Corpo Humano – Saúde Oral e Literacia”, procederam à orientação de acções de promoção da saúde oral e de oferta de kits disponibilizados ao Agrupamento pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento e na Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres, aos alunos das turmas participantes no desenvolvimento do projecto planificado.








Ação educativa: “Projeto SOBE – Saúde Oral e Bibliotecas Escolares”

No decorrer do ano lectivo de 2012 / 2013, os docentes responsáveis pela dinamização da Biblioteca da Escola e do Projeto de Educação para a Saúde, procederam à elaboração de um projecto de trabalho de aplicação, ao Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres, dos princípios fundamentais de Educação para a Saúde inerentes ao Projeto SOBE – Saúde Oral e Bibliotecas Escolares e intitulado “À Descoberta do Corpo Humano – Saúde Oral e Literacia”. O mencionado projecto foi aprovado pela Direção da Escola e pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento, bem como pela autoridade de Saúde do concelho de Gondomar.
No decorrer do presente ano letivo de 2013 / 2014, o projecto de trabalho intitulado “À Descoberta do Corpo Humano – Saúde Oral e Literacia”, foi integrado no contexto do processo de desenvolvimento curricular dos alunos das turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade do 1º ciclo, do 6º ano de escolaridade do 2º ciclo e do 9º ano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico.
Nas suas linhas gerais de desenvolvimento educativo, o projecto de trabalho referido, foi definido na intenção de serem alcançadas as metas em seguida apresentadas:
. Favorecer a aquisição de conhecimentos relacionados com a Saúde em geral e com a Saúde oral em particular, no contexto do desenvolvimento de atividades curriculares, definidas segundo princípios de pedagogia ativa, orientados para a formação integral de crianças e de jovens no domínio das Ciências da Saúde.
. Contribuir para a expressão de saberes e de capacidades ligadas à concretização de atividades de natureza curricular, relativas aos domínios da Alimentação e da Saúde oral, e definidas na intenção de favorecerem o desenvolvimento de processos de motivação e de sistematização de aptidões, no que se refere à elaboração de trabalhos de estudo e de pesquisa autónomos.
. Orientar o desenvolvimento da ação educativa planificada, no sentido de ser favorecida a compreensão da dinâmica de Educação para a Saúde, como um fator fundamental na formação de crianças e de jovens para a cidadania, assim sendo promovida a valorização de princípios éticos ligados ao respeito pela Vida e pela Saúde.