Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

quarta-feira, 26 de março de 2014


Ação educativa “Semana Concelhia da Leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”

No contexto do desenvolvimento da ação educativa “Semana Concelhia da Leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”, decorreram, na semana de 17 a 21 de março de 2014, nas escolas de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres, atividades de leitura e de compreensão de textos literários de natureza poética, tendo sido organizada uma exposição intitulada “Os nossos poetas”, na qual foram apresentados os trabalhos elaborados pelos alunos. De igual modo, decorreu na Escola Básica de Bela Vista – Fânzeres, um sarau de poesia. No decorrer da referida semana, foram promovidos nas Escolas Básicas de Montezelo e de Alvarinha, encontros com autores literários, tendo sido dinamizada nas Escolas Básicas de Montezelo e de Santa Bárbara, encontros com elementos da comunidade que se disponibilizaram a dialogar com os alunos acerca das profissões por si desempenhadas. Na Escola Básica de Santa Bárbara, foi organizada uma pequena feira do livro. As mencionadas atividades envolveram cerca de 600 alunos. No que se refere à atividade “Hora do Conto”, no dia 19 de março de 2014, no turno da tarde, a Escola Básica de Bela Vista, foi visitada por uma equipa de animadores da Biblioteca municipal de Gondomar, cujos elementos apresentaram aos alunos do Jardim de Infância, em número de 76, a história “Quem dá um abraço ao Martim”, e aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, do 4º ano de escolaridade, em número de 26, a história “A girafa que comia estrelas”.


No decorrer da referida semana de 17 a 21 de março de 2014, foi levada a efeito na Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres, a atividade “A História da Cultura Portuguesa”, integrada na ação educativa “Semana Concelhia da leitura – Ler e Comunicar em Língua Portuguesa”. A mencionada atividade foi planificada na intenção de motivar os alunos das turmas participantes para o conhecimento da História da Cultura portuguesa desde a fundação da nacionalidade até aos nossos dias, de fomentar, nos referidos alunos, o interesse pela compreensão de textos fundamentais da História da Literatura portuguesa, bem como de condicionar, nos alunos das turmas envolvidas, a expressão de conhecimentos relativos aos domínios temáticos abordados, através da resolução de atividades de caráter lúdico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário