Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

quinta-feira, 30 de maio de 2013


Jogos Romanos de Tabuleiro

 

 O Departamento de Ciências Exatas e Físicas, tomou a decisão de levar a efeito, na escola, no decorrer do 2º e 3º período, uma atividade de caráter pedagógico, intitulada “Jogos Romanos de Tabuleiro”. A intenção fundamental de tal iniciativa de natureza pedagógica, foi de fomentar o conhecimento das regras fundamentais dos jogos romanos de tabuleiro, intitulados “o Soldado” e “O Moinho”, no intuito de desenvolver, nos alunos, o raciocínio lógico e o respeito por princípios essenciais de relacionamento interpessoal e em grupo, próprios da escola, em contexto de ação recreativa. O processo de concretização da atividade, teve início através de uma sessão de formação, dirigida a docentes e a alunos, no decorrer da qual, foram divulgadas informações determinantes para a prática dos referidos jogos. À equipa da Biblioteca da Escola, foi solicitada colaboração, no sentido de ser disponibilizado o seu espaço, para a concretização de atividades de formação, tendo por base os jogos romanos de tabuleiro. No decorrer da Semana da Ciência, que teve lugar entre os dias 8 e12 de abril de 2013, nos dias 10, 11 e 12 de abril, foram levadas a efeito, no espaço da Biblioteca da Escola, atividades de formação, relativas aos jogos romanos de tabuleiro, envolvendo alunos das turmas de 6º e 7º ano de escolaridade, de modo a aprenderem as regras fundamentais de utilização dos jogos “O Soldado” e “O Moinho”. No dia 8 de maio de 2013, decorreu na Biblioteca da Escola, a final do torneio dos jogos romanos de tabuleiro, que contou com a presença de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico da escola. No dia 24 de maio de 2013, os alunos vencedores do Torneio de jogos romanos de tabuleiro da nossa escola, participaram na final do torneio de jogos de tabuleiro, concretizada na cidade de Braga, tendo o aluno Gonçalo Lamas, alcançado o segundo lugar no torneio relativo ao jogo Tabula. No dia 29 de maio de 2013, procedeu-se, no espaço da Biblioteca da Escola, à entrega dos diplomas de participação aos alunos que se empenharam no desenvolvimento da atividade, tanto na escola, como na final do torneio, concretizada na cidade de Braga.

 

 


Atividade “Viaja na História!”

 

No decorrer do presente ano letivo, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, o Departamento de Expressões e a Biblioteca da escola, organizaram a atividade “Viaja na História!”, tendo por intenção dinamizar a escola, no sentido do conhecimento e da valorização de elementos fundamentais da História da sociedade, da cultura e da arte em Portugal. A atividade “Viaja na História”” teve assim por base de trabalho o estudo de um conjunto de monumentos nacionais, essenciais à definição do perfil cultural e patrimonial do nosso país, na Idade Média, na Idade Moderna e no século XIX. Neste contexto de definição da atividade, durante o 2º e 3º período de atividades letivas, foram levadas a efeito as, em seguida, apresentadas ações pedagógicas.

. Concurso de trabalhos de pesquisa - concretização, por parte dos alunos das turmas do 5º, 6º, 7º e 8º ano de escolaridade, de trabalhos de pesquisa, relacionados com os monumentos nacionais.

. Exposição de trabalhos - organização, no decorrer do terceiro período do presente ano letivo, a partir de 27 de maio de 2013, de uma exposição relacionada com a evolução da História da sociedade, da cultura e da arte em Portugal, desde a fundação da nacionalidade, até aos nossos dias. Tal exposição, foi definida com a preocupação fundamental de estabelecer um percurso histórico através da História da sociedade, da cultura e da arte em Portugal, partindo da abordagem das características dos seguintes centros históricos e monumentos arquitetónicos nacionais: centro histórico da cidade de Guimarães, castelo de Santa Maria da Feira, Sé do Porto, mosteiro dos Jerónimos, igreja de Santa Clara, no Porto, igreja dos Clérigos, no Porto, Palácio Nacional de Mafra, a cidade do Porto nos séculos XIX.

No dia 27 de maio de 2013, teve lugar, no espaço da Biblioteca da Escola, a cerimónia de abertura da exposição “Viaja na História!”, bem como de entrega de prémios e menções honrosas ao conjunto de alunos distinguidos pelo júri que procedeu à avaliação dos trabalhos apresentados a concurso.