Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013



O livro do mês – para saber mais acerca de saúde

 No decurso da semana compreendida entre 11 e 15 de novembro de 2013, decorreu no espaço da Biblioteca da Escola, uma atividade de natureza curricular, ligada à ação educativa “O livro do mês – para saber mais acerca de saúde”, tendo sido divulgada, no contexto do seu desenvolvimento, a obra “Kiko, o dentinho de leite”, da autoria de Manuela Ribeiro. De acrescentar que as equipas de trabalho da Biblioteca da Escola e do Projeto de Educação para a Saúde, decidiram associar a mencionada atividade curricular à comemoração do dia internacional do não fumador, concretizado em 17 de novembro de 2013. Definida da intenção de motivar os alunos para a saúde oral, a referida ação pedagógica, planificada em concordância com o Conselho de Diretores de Turma, foi dirigida aos alunos das turmas do 5º ano de escolaridade.

 Em seguida, apresentamos uma síntese narrativa relativa à obra “Kiko, o dentinho de leite”, que serviu de base ao desenrolar da atividade na Biblioteca da Escola.

 Kiko, o dentinho de leite

Kiko era um dentinho de leite que vivia na boca de um menino chamado Tomás.
Infelizmente, Kiko não estava contente com a sua vida…
Gostava muito de limpeza, mas não tinha tido sorte nenhuma!
Tomás, o dono da boca onde vivia o Kiko, não gostava de lavar os dentes. Por isso, sempre que podia, fugia dessa tarefa…
Apesar de a mãe e o pai mandarem o Tomás lavar os dentes todos os dias, depois das refeições e ao deitar, ele não o fazia! Fingia que lavava, mas não lavava!
Kiko rezava todas as noites para que o Tomás ganhasse juízo ou, pelo menos, para que a mãe ou o pai lhe escovassem os dentes…
Nesses dias, em que a Dona Ana ou o Sr. Manuel pegavam na escova e esfregavam os dentes do filho, Kiko sentia-se maravilhosamente!
Mas, no dia seguinte, depois de ajudar o Tomás a trincar os alimentos, lá ficava ele todo sujo, peganhento e besuntado, à espera da sua querida escova colorida…
Uma noite, depois de uma festa em que Tomás comeu 10 bombons de chocolate, para além de lambarices, Kiko ficou muito maldisposto. À volta dele, andavam as bactérias, uns bichinhos muito pequenos, que passavam o tempo a comer os restos de comida que estavam agarrados aos dentes sujos do Tomás. Nessa noite, o Tomás queixou-se bastante. Tinha uma dor no Kiko… A mãe ficou preocupada e decidiu levar o filho ao médico dentista.
O médico dentista conseguiu tratar o problema que as bactérias tinham feito no Kiko, retirando-lhe as dores. Também conseguiu convencer o Tomás a ter mais cuidado e a querer aprender a lavar os dentes, de modo a evitar a cárie.
Kiko ficou verdadeiramente feliz. A partir desse dia, tomava banho várias vezes ao dia. Só de vez em quando é que o menino se esquecia de lavar os dentes…Mas rapidamente se recordava da consulta com o médico dentista.
Tomás aprendeu uma bela lição e, acima de tudo, ajudou Kiko a ser feliz! Agora, todos os dentes da sua boca estavam orgulhosos da casa onde viviam! E Tomás sentia-se bem. Tinha um sorriso bonito e brilhante.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário