Olá, Bem Vindo ao blog da Biblioteca da Escola de Fânzeres!

Se chegaste até aqui és , certamente, uma daquelas " pessoas especiais" para quem o livro é algo mais do que um simples objecto para decorar as estantes, és "um daqueles casos bicudos" que procura no livro um amigo confidente e cúmplice, um companheiro para aventuras e viagens, um sonhador que, tal como tu, navegue por outras galáxias ou domine ciências ainda por desvendar.
Claro, haverá livros que te agradam mais do que outros, quem sabe até um, que por uma razão qualquer, já conquistou aquele espaço muito especial no teu coração e na tua vida.
Mas... se vieste até aqui por puro acaso, não desanimes: entra, dá uma volta, escolhe o livro com a capa ou título que mais te agradar e dá-lhe uma oportunidade de te conhecer.Será que não vale a pena correr o risco, experimentar? Afinal, o único perigo é ficar viciado, ter vontade de voltar...

O objectivo primordial deste espaço é dar-lhe vida, trazer até cá crianças, jovens e adultos, proporcionar-lhes a promoção de actividades e eventos diversos levados a cabo pela equipa responsável pelo projecto da Biblioteca Escocolar, a divulgação e contacto com os livros e seus autores e, acima de tudo, ajudar a criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler e escrever.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hora do conto na turma do 4ºano da EB1 da Bela Vista

A hora do conto fez-se tendo como base uma história de um escritor inglês, Oscar Wilde. O livro lido foi "O Príncipe Feliz". Os alunos ouviram atentamente a história, alguns deles até se comoveram com a sua mensagem. Viram um pequeno filme baseado no conto.

domingo, 28 de novembro de 2010

Trabalho do 4ºC da Escola EB1 da Bela Vista



O mês de Novembro, foi o mês de José Saramago,na Biblioteca escolar do nosso Agrupamento, um escritor português que faleceu a 18 de Junho de 2010.

José Saramago nasceu na aldeia Ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.
Quando ainda não perfizera 3 anos de idade, os seus pais emigraram para Lisboa. Toda a sua vida decorreu na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas as vezes que passou na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.
No seu primeiro emprego foi serralheiro-mecânico, no entanto, depois exerceu outras profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, um romance (Terra do Pecado), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou também como crítico literário na Revista “Seara Nova”.
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal “Diário de Lisboa” onde foi comentador político, tendo também coordenado durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira direcção da Associação Portuguesa de escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do diário de notícias. A partir de 1976 viveu exclusivamente do seu trabalho literário. Morreu a 18 de Junho de 2010.

Lemos o livro “A Maior Flor do Mundo” e vimos uma curta-metragem feita com base no livro de José Saramago Adorámos.

Fizemos um texto tendo como base o livro que lemos .
Numa aldeia vivia uma família
Família alegre e unida,
Unida como na amizade
Amizade como a da flor e da árvore
Árvore que o pai colheu
Colheu na colina
Colina onde havia um escaravelho
Escaravelho que o menino apanhou
Apanhou e colocou numa caixa
Caixa com furos, que ele levou para casa
Casa onde o pai plantou
Plantou a árvore num vaso
Vaso que à mãe foi mostrar
Mostrar também o escaravelho
Escaravelho que voou e fugiu
Fugiu para a colina
Colina onde uma flor linda encontrou
Encontrou um girassol murcho
Murcho e sem vida
Vida que lhe tentou dar com água
Água do rio que ficava longe
Longe e onde muitas vezes foi,
Foi buscar água para a flor sobreviver
Sobreviver, e que linda ficou!...
Ficou cansado e adormeceu
Adormeceu debaixo da flor
Flor que como agradecimento deixou cair
cair uma pétala que cobriu o menino
menino que deixou os pais preocupados
Preocupados, foram-no procurar
Procurar, seguindo a linda e grande flor
Flor que eles seguiram
Seguiram e encontraram
Encontraram o menino
Menino que ficou muito feliz
Feliz regressou à aldeia.

4º C
O nosso colega Tiago fez um retrato do autor

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hora do conto na Escola de Alvarinha 3ºA




Foi lido aos alunos o Livro " A vassoura mágica" da escritora Luísa Ducla Soares. Em seguida, foi pedido aos alunosque escrevessem um diálogo entre a Bruxa Rabucha e Ana, imaginando que ficaram fechadas no elevador do metro onde se encontravam todas as manhãs . O texto teria que ter como base o acróstico vassoura.Aqui estão alguns trabalhos e desenhos.

Vês o que fizeste, palerma!
Ai… Porque carregaste no botão de parar?
Sai daqui!
Sua estúpida! Avariaste o elevador!
Ó abóbora, tu mandaste carregar…
Ursa! Eu não disse para carregares
Rata! Agora vamos ficar aqui
Ahhh! Tu não sabes nada…

Vês, ó palerma, o que fizeste?
Agora estamos aqui presas!
Se alguém nos viesse salvar…
Se tivéssemos a vassoura para nos ajudar…
Ó meu Deus! Como vamos sair daqui?
Ufa! Tu és uma malvada!
Raios!!! Não tinhas nada que carregar no botão!
Ajudem! Estamos presas no elevador!...

Vês, és muito palerma!
Agora estamos aqui trancadas.
Se tivéssemos a vassoura estava tudo resolvido!
Salvem-nos, por favor!
Oh, és uma chata! Por favor cala-te!
Ursa… carregaste no botão errado!
Raios!!! Nunca vamos sair daqui.
Arranja-te. Foste tu que fizeste a asneira…

sábado, 13 de novembro de 2010

Hora do conto na EB1 de Montezelo




Na passada 4ªfeira, dia 10 de Novembro , a turma do 2º e 3ºE tiveram a hora do conto. O livro escolhido foi " A girafa que comia estrelas"de José Eduardo Agualusa.A magia da história encantou os pequenotes que fizeram uma ficha de leitura e uma ilustração relacionada com a história.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Escritor José Vicente na Biblioteca




Hoje, tivemos o prazer de receber o escritor José Vicente que nos veio apresentar o seu livro"El-rei D.Joaquim e a Rainha D. Maria"
Esta actividade realizou-se em colaboração com a Biblioteca da Junta de Freguesia de Fânzeres e integrou-se nas Actividades do Prémio de Poesia de Fânzeres. Os nossos poetas enviaram alguns trabalhos para decorar a Biblioteca da Junta de Freguesia

domingo, 7 de novembro de 2010

A Hora do Conto nos Jardins de Infância e EB1


A Hora do conto já começou.
Os primeiros a participarem foram os alunos da turma do 3ºA da Escola EB1 de Alvarinha.
O conto escolhido foi a história de Luísa Ducla Soares " A vassoura mágica". Antes da leitura a professora, coordenadora da Biblioteca, apresentou o livro tapando a palavra "mágica". Cada aluno teve que imaginar o tipo de vassoura que seria.Surgiram opiniões muito interessantes como: " A vassoura bailarina"; " A vassoura trabalhadora";" A vassoura cantora";" A vassoura malabarista"; "A vassoura palhaça"...e "A vassoura mágica".Depois de lido o conto foi feita uma ficha de leitura .Em seguida , a partir do acróstico vassoura os alunos imaginaram um diálogo entre a Bruxa Rabucha e Ana. A situação que lhes foi apresentada foi que ambas se encontraram no elevador do metro .Uma delas teria carregado num botão e o elevador ficou preso entre dois andares. A partir daqui teriam que soltar a sua imaginação escrevendo o diálogo travado entre as duas. Aqui vão alguns desses diálogos.

Visita dos alunos do 3ºG da Escola EB1 de Sta Eulália






Na passada quinta -feira , integrada na actividade á descoberta de José Saramago, tivemos a visita dos alunos do 3ºG de Sta Eulália que vieram participar no Workshop de ilustração, dirigido pelas professoras de EVT Alice Vedes e Orquídea Alvim. Foi-lhes proposto verem o filme "A maior flor do mundo" e fizeram a ilustração da parte que mais gostaram.Vejamos , então, alguns dos trabalhos.

Novembro - À descoberta de José Saramago

José Saramago, o nosso único prémio Nobel da Literatura, celebraria a 16 de Novembro mais um aniversário. A Biblioteca decidiu dedicar este mês ao grande escritor e homem coerente que foi durante toda a sua vida. Os pequeninos dos Jardim de Infância vieram à Biblioteca ver o filme baseado no livro "A maior flor do mundo".Depois de verem o filme fizeram uma flor.